Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

14 de Agosto de 2022

Adjori/SC capacita jornais em encontro regional de Campos Novos

Terceiro encontro do ano foi destinado aos jornais associados do Planalto Serrano e Meio-Oeste

Capacitação, integração e troca de experiências foram os princípios do terceiro encontro regional da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC). O evento aconteceu em Campos Novos na manhã de sábado (09) e foi destinado aos jornais associados do Planalto Serrano e Meio-Oeste.

 

O Encontro reuniu cerca de 60 pessoas na sede da Cooperativa Agropecuária Coocam. Em seu discurso de abertura, o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, agradeceu os presentes e destacou a importância da mídia regional para levar informações de qualidade aos catarinenses. Também participaram do evento o prefeito e o ex-prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira e Alexandre Zancanaro, respectivamente, e a presidente da câmara de vereadores, Celina Manfroi Cassiano.

Também estavam presentes o diretor do jornal O Celeiro, Wilhiam Rodolfo Peretti, que atuou na organização do evento, e Tânia Scos, vice-presidente regional do Planalto Serrano e proprietária do jornal O Momento. Representando o vice-presidente regional do Meio-Oeste, Sérgio Luiz Scarton, que faleceu em maio, o radialista Marlo Matielo, do Jornal A Semana, de Capinzal.

“Mais uma vez, a troca de experiências proporcionada pelos encontros regionais nos inspira a continuar lutando pelo crescimento do jornal impresso em Santa Catarina. Nosso último encontro, que será em Chapecó no dia 5 de agosto, fechará um ciclo de capacitações para todas as regiões do estado”, destacou o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.


Capacitação


O primeiro painel trouxe gestores e empresas de Campos Novos para falar sobre gestão, agronegócio e negócios. Sobre o tema agronegócio e as experiências catarinenses e brasileiras, falaram Riscala Miguel Fadel Junior, vice-presidente da Coocam e Jaison dos Passos, presidente da Copermap. O ex-prefeito de Campos Novos trouxe experiências de gestão em cidades. Para finalizar o painel, a gerente de carteira de pessoa física do Sicoob, Catiele Stefanes, falou sobre as oportunidades de negócios da cooperativa de crédito.

Na sequência, a jornalista e coordenadora do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, Rita de Cássia Lombardi, trouxe dicas e informações sobre como preparar materiais para prêmios jornalísticos. Rita destacou a importância de fazer um jornalismo de qualidade para bem informar a população.

Magna Regina Tessaro Barp, do Instituto Humaniza, falou sobre a comunicação humanizada e as diferentes formas de se comunicar na sociedade. “A lâmpada pensa que ilumina, mas quem ilumina é a energia, que está por dentro e correndo nas veias”, exemplificou ela.


Para finalizar a roda de palestras, o advogado especialista em direito digital, Vitor Manoel da Rosa, trouxe aspectos jurídicos sobre liberdade de imprensa, importante para orientar os jornais no âmbito legal.

 

Também participaram do evento, por vídeo, a diretora de comunicação da Alesc, Lúcia Helena Vieira, falando sobre o convênio com a Associação e o assessor de marketing e comunicação do Sebrae/SC Spyros Achilles Diamantaras. O assessor trouxe dicas para atrair clientes e agregar valor aos produtos dos jornais associados.

 

Na terceira edição de 2022, o evento tem o apoio da Prefeitura de Campos Novos, Sebrae/SC e do Jornal O Celeiro. A Casan também é participante do evento. O patrocínio será das cooperativas Coocam, Copermap e Sicoob e do Hotel Prime Executive.

12 de Julho de 2022