Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

02 de Dezembro de 2024

Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Consagrado como maior premiação da imprensa de Santa Catarina

Consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo é a mais eficiente ferramenta de estímulo ao aprimoramento dos jornais associados.

 

Em mais de duas décadas de premiação, foram analisados cerca de 5.440 trabalhos, nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade & Propaganda  e Área Acadêmica. A seleção dos melhores do ano envolve diferentes comissões julgadoras, integrada por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, e resultaram na entrega de mais de 420  troféus.

  

História - Criado em 1999, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo segue cumprindo à risca seu principal objetivo: estimular a produção jornalística e o aprimoramento gráfico e editorial dos jornais associados e, por conseguinte, da mídia impressa local catarinense. Distinguindo e homenageando, em sua primeira edição, as melhores reportagens sobre dois eventos relevantes, promovidos em Joinville (a 61ª Edição da Festa das Flores e a 5ª Prolar), o concurso foi encorpando, ano a ano. Novas categorias foram sendo introduzidas e um número maior de jornais associados passou a disputar premiação.

 

Na quarta edição do Prêmio, em 2003, 24 publicações inscreveram um total de 120 trabalhos, distribuídos nas categorias Reportagem Livre, Reportagem Pautada, Editorial, Charge, Fotografia, Design gráfico e Anúncio publicitário. A quinta edição trouxe importantes novidades. Ampliou-se a categoria da Publicidade & Propaganda, premiando anúncios e campanhas veiculadas nos jornais do interior. No Jornalismo, foi introduzida premiação para Projeto Especial e abriu-se uma janela para a Área Acadêmica, elegendo os melhores trabalhos focados em jornais locais ou jornalismo interiorano.

 

Em 2004, quinta edição do concurso, a  mais vistosa das inovações foi a criação do Troféu Pena de Ouro, conferido ao melhor do Jornalismo (considerando-se a soma das notas obtidas em todas as categorias da área) e ao melhor da Publicidade, com igual critério.

 

Com a introdução da categoria Site, em 2006, o prêmio impulsionou a utilização da ferramenta disponibilizada pela Adjori/SC a todos os seus associados. Nessa sétima edição do prêmio, houve a divisão dos jornais concorrentes em dois grupos: no primeiro grupo, os diários, bi e trissemanais; no segundo grupo, os semanais, quinzenais e mensais. Essa divisão permaneceu até a 16ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo. 

 

Ouro, Prata e Bronze - Na 9ª edição, em 2008, para dar ainda mais peso à entrada de jornais no universo virtual, o Prêmio passou a considerar a nota obtida no site para composição da média do Pena de Ouro do Jornalismo. Também foram criados os troféus Pena de Prata e Pena de Bronze para distinguir os segundos e os terceiros melhores do ano nas categorias Jornalismo e Publicidade & Propaganda.  

 

Na edição de 2010, a 11ª do Prêmio, um novo quesito – Colunismo - incorporado à área do Jornalismo, ampliou o leque para a escolha do melhor jornal do ano. Para chegar ao pódio, o vencedor precisaria obter boa pontuação em oito categorias referentes à produção jornalística, além de boa performance no site. Foram mantidas as quatro categorias para premiação na Publicidade & Propaganda e a livre inscrição de monografias, dissertações, projetos de pesquisa sobre jornais ou Jornalismo do interior na Área Acadêmica.

 

Na edição de 2014, foi introduzido um novo quesito para definir os melhores do ano no Jornalismo: o Conjunto da Obra. Pelo novo regulamento, o jornal inscrito deveria encaminhar para julgamento três edições de diferentes datas escolhidas pela coordenação do Prêmio.

 

Troféu Luiz Henrique da Silveira - A partir da edição 2015, o Prêmio Adjori de Jornalismo passou a ser assinado Troféu Luiz Henrique da Silveira, em homenagem ao senador e ex-governador de Santa Catarina (falecido em maio desse mesmo ano), por seu decisivo apoio à imprensa do interior do Estado, durante seus dois mandatos à frente do Executivo estadual . A edição 2016 unificou os grupos 1 (diários, bi e trissemanais) ao grupo 2 (semanais e outras periodicidades). Também passou a denominar Novas Mídias a categoria que distinguia os melhores sites do ano.

 

Jornalismo On-line - Em 2017, diante da crescente importância do ambiente virtual como fonte de informação, o concurso da Adjori/SC trouxe mais uma inovação. A  categoria Novas Mídias passou a se chamar Jornalismo On-line, tendo dois quesitos em disputa: Site Reportagem Multimídia.  A soma das notas nos dois quesitos passou a definir o Troféu Pena de Ouro, Prata e Bronze do Jornalismo On-line.

 

Top Ten - Para estimular a competição e incentivar os jornais a subirem no ranking da premiação, o concurso passou a dar mais projeção aos jornais que obtivessem as 10 maiores notas nas diferentes disputas.

 

Edição 2023 - Figurando entre os maiores concursos jornalísticos do país, o  Prêmio Adjori/SC de Jornalismo segue premiando os Melhores do Ano com a entrega de troféus nas seguintes categorias: Jornalismo  Impresso; Publicidade ou Propaganda e Jornalismo On-Line - destinadas exclusivamente a empresas jornalísticas filiadas; Área Acadêmica - destinada a acadêmicos ligados a empresas associadas à Adjori/SC ou não. 

Na 24ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo foram inscritos 238 trabalhos, produzidos por jornais de todas as regiões do Estado. 

 

Credibilidade e prestígio - Ao longo de mais de duas décadas de edições, prestigiaram a solenidade de entrega de troféus governadores e vice-governadores do estado de Santa Catarina, senadores, presidentes da Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federais, prefeitos, reitores e outras personalidades ilustres do universo acadêmico, artístico e cultural, secretários de Estado, secretários municipais, presidentes de entidades congêneres, lideranças do meio publicitário, coordenadores de comunicação de governos e empresas.

Dada a abrangência da premiação, o número de jornais participantes e peças inscritas, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo já se consagrou como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e figura entre os maiores do país, citado inclusive no Guia Brasileiro de Prêmios Jornalísticos e Literários.

 

Edição do Jubileu de Prata

Confira o regulamento da 25ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Edição 2023

Confira o Regulamento da edição de 2023 do Prêmio Adjori/SC

Edição 2022

Confira o regulamento da 23ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo 

 Edição 2021

Confira o regulamento da 22ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Edição 2020

 Veja na íntegra a premiação da 21ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalimo 

Vencedores do Pena de Ouro, Prata e Bronze da edição 2020 

Premiados na Área Acadêmica, no Jornalismo Impresso, no Jornalismo On-line e na Publicidade

19 jornais e seis acadêmicos conquistaram menção honrosa  

 Regulamento da 21ª edição do Prêmio Adjori SC de Jornalismo  

 Edição 2019

 Confira o regulamento da 20ª edição do Prêmio Adjori SC de Jornalismo 

Edição 2018 

 Confira o regulamento do 19º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Vencedores do troféus Pena de Ouro, Prata e Bronze

Os destaques na Área Acadêmica, no Jornalismo Impresso, no Jornalismo On-line e na Publicidade & Propaganda  

Top Ten no Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line e na Publicidade & Propaganda

Edição 2017

 Regulamento do 18º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Vencedores do 18º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo 

Pena de Ouro

Edição 2016

 Os vencedores do Pena de Ouro, Prata e Bronze do 17º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Edição 2015 - 16º Prêmio

 Confira os jornais que ficaram no topo do ranking do Jornalismo

 Edição 2014 - 15º Prêmio 

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo

Edição 2013 - 14º Prêmio

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo

 Edição 2012 - 13º Prêmio

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo

Edição 2011 - 12º Prêmio 

Vencedores/Melhores do Ano

Vencedores por categorias

Finalistas

Top Ten do Jornalismo