Disputa acirrada marca a 21ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo
Com 191 trabalhos inscritos, o Jornalismo Impresso mantém a tradição e figura como a categoria mais concorrida. Nove quesitos definem a classificação nessa áreaConsagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira registra nesta 21ª edição mais de 300 trabalhos inscritos com avaliação muito positiva pela equipe de jurados. São quatro diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, responsáveis pela definição dos melhores no Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade & Propaganda e Área Acadêmica. No total, 32 jornais e 13 produções acadêmicas, de Graduação e Pós Graduação, disputam troféus e menções honrosas.
Jornalismo Impresso
A categoria Jornalismo Impresso, que deu origem ao concurso, é tradicionalmente a mais concorrida. São avaliadas e premiadas oito diferentes áreas da produção jornalística: Apresentação Gráfica, Caderno Temático, Charge/Ilustração, Coluna/Crônica, Editorial, Fotografia, Reportagem Livre e Reportagem Pautada. Os jornais concorrentes são avaliados, também, pelo Conjunto da Obra, cuja nota é somada às obtidas nos demais quesitos para definir a classificação na categoria Jornalismo Impresso. Ao todo, foram inscritos 191 trabalhos jornalísticos no segmento impresso nesta 21ª edição do Prêmio.
Publicidade & Propaganda:
Desde a quarta edição, o concurso jornalístico da Adjori/SC destaca os melhores trabalhos na área de Publicidade & Propaganda, visando estimular a criação publicitária nas redações e aproximar as agências de publicidade do mercado editorial interiorano. Com o passar dos anos, a categoria foi se ampliando e hoje premia Anúncio e Campanha elaborados pela equipe do jornal; Anúncio e Campanha criados por Agências. A classificação dos melhores nessa área é definida pela soma das notas obtidas nos quatro quesitos, veiculados em jornais associados. Ficam de fora anúncios e campanhas produzidos para os governos estadual e federal e suas autarquias. No total, 66 peças publicitárias concorrem a troféus nesta 21ª edição do Prêmio.
Jornalismo On-line
Com o avanço das mídias digitais, em 2006 o concurso jornalístico passou a premiar os melhores sites de jornais filiados à Associação e integrados à plataforma da Adjori/SC. Na 19ª edição do Prêmio, um novo item foi integrado à disputa: Reportagem Multimídia. O desempenho dos concorrentes nesses dois quesitos é que define a classificação no Jornalismo On-line. Nesta 21ª edição, 17 Sites e 15 Reportagens Multimídia, postadas nas respectivas redes sociais das empresas jornalísticas associadas, disputam premiação.
Área Acadêmica
Em 2010, o Prêmio AdjoriSC introduziu a categoria Área Acadêmica, abrindo a participação no concurso para produções textuais com temas relacionados à Comunicação e defendidos por acadêmicos ligados a jornais associados ou não. A partir da edição de 2018, a categoria Área Acadêmica passou a premiar, com troféu, um trabalho de Graduação e um trabalho de Pós-Graduação. Nesta 21ª edição, 13 produções acadêmicas, de seis diferentes instituições de ensino universitário, estão concorrendo à premiação. A qualidade das peças inscritas foi ressaltada pelo professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, da Unochapecó. "Registro a maior qualificação dos trabalhos apresentados, em termos de variedade dos temas, aprofundamento das análises e embasamento teórico".
Comissão Julgadora - edição 2020
Jornalismo impresso
Profissionais de Imprensa
Adriana Maria Fernandes - Fecomércio SC
Antonio Mafalda - Mafalda Press
Celso Vicenzi - Sicoob
Ivonei Fazzioni- Fiesc
Leonardo Estrella - SCGÁS
Letícia Póvoas - Fecam
Marco Aurélio Gomes - Acaert
Marcos Bedin - MB Comunicação
Moacir Loth - articulista
Plínio Bordin - Foto Arte
Ricardo Stefanelli - Casan
Rogério Martorano - colunista
Sandra Werle - Letra Editorial
Sara Caprário - Letra Editorial
Sílvia Chioca - Facisc
Willian Máximo - consultor
Professores de instituições de ensino superior
Clóvis Geyer - UFSC
Israel Braglia - UFSC
Gabriela Mager - UDESC
Laudelino Sardá - UNISUL
Luciano de Castro - UFSC
Maria Elisa Máximo - Bom Jesus/IELUSC
Marli Vitali - SACT
Maríia Matos Gonçalves - UFSC
Raquel Wandelli - UFSC
Roberto Forlin - UNISUL
Sílvio Melatti - Bom Jesus/IELUSC
Vera Lúcia Sommer - UNIVALI
Vicente Concílio - UDESC
Publicidade & Propaganda
Professores e Profissionais da área
André Luiz Vailati - UNIVALI
Carlos Stegemann - Palavra Comunicação
Deborah Sabatini Silva - BRDE
Fernando Pereira Oliveira - Produtora 30 Por Segundo
Geovana Cristina Pavei - UNIVALI
Jailson José de Sá - Portal Acontecendo Aqui
Jana Mafalda - Mafalda Press
Júlio Pimentel - consultor publicitário
Lúcia Helena Vieira - Assembleia Legislativa de SC
Mateus Vilela - UNISUL
Mauro Fucilini - UNISUL
Paulo Scarduelli - Scarduelli Comunicação
Jornalismo On-line
Professores e Profissionais da área
Alexandre Lenzi - UFSC
Eumar Silva - IBES
Helena Cerquis - UNISUL
Marcelo Barcelos - UFSC
Vanessa Pedro - UNISUL
Wagner Luís Bee - consultor
Área Acadêmica
Professores-mestres, doutores
Carlos Praxedes - UNIVALI
Giovanna Benedetto Flores - UNISUL
Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira - UNOCHAPECÓ
Lize Búrigo - SATC
Paulo Ivo Koehntopp - ACAFE
Regina Zandomênico - ESTÁCIO
25 de Setembro de 2020
Revista da Adjori/SC
A cada ano, a Revista Adjori traz um conteúdo temático de grande relevância no cenário estadual e nacional
Prêmio Adjori/SC de Jornalismo
Consagrado como maior premiação da imprensa de Santa Catarina
Congressos
A Adjori/SC preza pela união, articulação e formação dos associados. Para isso, conta com uma série de eventos