Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

22 de Dezembro de 2024

Disputa acirrada marca a 21ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Com 191 trabalhos inscritos, o Jornalismo Impresso mantém a tradição e figura como a categoria mais concorrida. Nove quesitos definem a classificação nessa área

 Consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira registra nesta 21ª edição mais de 300 trabalhos inscritos com avaliação muito positiva pela equipe de jurados. São quatro diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, responsáveis pela definição dos melhores no Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade & Propaganda e Área Acadêmica. No total, 32 jornais e 13 produções acadêmicas, de Graduação e Pós Graduação, disputam troféus e menções honrosas. 


Jornalismo Impresso

A categoria Jornalismo Impresso, que deu origem ao concurso, é tradicionalmente a mais concorrida. São avaliadas e premiadas oito diferentes áreas da produção jornalística: Apresentação Gráfica, Caderno Temático, Charge/Ilustração, Coluna/Crônica, Editorial, Fotografia, Reportagem Livre e Reportagem Pautada. Os jornais concorrentes são avaliados, também, pelo Conjunto da Obra, cuja nota é somada às obtidas nos demais quesitos para definir a classificação na categoria Jornalismo Impresso. Ao todo, foram inscritos 191 trabalhos jornalísticos no segmento impresso nesta 21ª edição do Prêmio.


Publicidade & Propaganda: 

Desde a quarta edição, o concurso jornalístico da Adjori/SC destaca os melhores trabalhos na área de Publicidade & Propaganda, visando estimular a criação publicitária nas redações e aproximar as agências de publicidade do mercado editorial interiorano. Com o passar dos anos, a categoria foi se ampliando e hoje premia Anúncio e Campanha elaborados pela equipe do jornal; Anúncio e Campanha criados por Agências. A classificação dos melhores nessa área é definida pela soma das notas obtidas nos quatro quesitos, veiculados em jornais associados. Ficam de fora anúncios e campanhas produzidos para os governos estadual e federal e suas autarquias. No total, 66 peças publicitárias concorrem a troféus nesta 21ª edição do Prêmio.


Jornalismo On-line

Com o avanço das mídias digitais, em 2006 o concurso jornalístico passou a premiar os melhores sites de jornais filiados à Associação e integrados à plataforma da Adjori/SC. Na 19ª edição do Prêmio, um novo item foi integrado à disputa: Reportagem Multimídia. O desempenho dos concorrentes nesses dois quesitos é que define a classificação no Jornalismo On-line. Nesta 21ª edição, 17 Sites e 15 Reportagens Multimídia, postadas nas respectivas redes sociais das empresas jornalísticas associadas, disputam premiação.


Área Acadêmica 

Em 2010, o Prêmio AdjoriSC introduziu a categoria Área Acadêmica, abrindo a participação no concurso para produções textuais com temas relacionados à Comunicação e defendidos por acadêmicos ligados a jornais associados ou não. A partir da edição de 2018, a categoria Área Acadêmica passou a premiar, com troféu, um trabalho de Graduação e um trabalho de Pós-Graduação. Nesta 21ª edição, 13 produções acadêmicas, de seis diferentes instituições de ensino universitário, estão concorrendo à premiação. A qualidade das peças inscritas foi ressaltada pelo professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, da Unochapecó. "Registro a maior qualificação dos trabalhos apresentados, em termos de variedade dos temas, aprofundamento das análises e embasamento teórico".

 

 

Comissão Julgadora - edição 2020

 

Jornalismo impresso

Profissionais de Imprensa

Adriana Maria Fernandes - Fecomércio SC

Antonio Mafalda - Mafalda Press 

Celso Vicenzi - Sicoob 

Ivonei Fazzioni- Fiesc 

Leonardo Estrella - SCGÁS 

Letícia Póvoas - Fecam 

Marco Aurélio Gomes - Acaert 

Marcos Bedin - MB Comunicação 

Moacir Loth - articulista 

Plínio Bordin - Foto Arte 

Ricardo Stefanelli - Casan 

Rogério Martorano - colunista 

Sandra Werle - Letra Editorial 

Sara Caprário - Letra Editorial 

Sílvia Chioca - Facisc

Willian Máximo - consultor


Professores de instituições de ensino superior  

Clóvis Geyer - UFSC 

Israel Braglia - UFSC 

Gabriela Mager - UDESC 

Laudelino Sardá - UNISUL 

Luciano de Castro - UFSC 

Maria Elisa Máximo - Bom Jesus/IELUSC 

Marli Vitali - SACT 

Maríia Matos Gonçalves - UFSC 

Raquel Wandelli - UFSC 

Roberto Forlin - UNISUL 

Sílvio Melatti - Bom Jesus/IELUSC 

Vera Lúcia Sommer - UNIVALI 

Vicente Concílio - UDESC 


Publicidade & Propaganda  

Professores e Profissionais da área  

André Luiz Vailati - UNIVALI 

Carlos Stegemann - Palavra Comunicação 

Deborah Sabatini Silva - BRDE 

Fernando Pereira Oliveira - Produtora 30 Por Segundo

Geovana Cristina Pavei - UNIVALI 

Jailson José de Sá - Portal Acontecendo Aqui 

Jana Mafalda - Mafalda Press 

Júlio Pimentel - consultor publicitário 

Lúcia Helena Vieira - Assembleia Legislativa de SC 

Mateus Vilela - UNISUL 

Mauro Fucilini - UNISUL 

Paulo Scarduelli - Scarduelli Comunicação 


Jornalismo On-line  

Professores e Profissionais da área 

Alexandre Lenzi - UFSC 

Eumar Silva - IBES 

Helena Cerquis - UNISUL 

Marcelo Barcelos - UFSC 

Vanessa Pedro - UNISUL 

Wagner Luís Bee - consultor 


Área Acadêmica  

Professores-mestres, doutores 

Carlos Praxedes - UNIVALI  

Giovanna Benedetto Flores - UNISUL 

Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira - UNOCHAPECÓ 

Lize Búrigo - SATC 

Paulo Ivo Koehntopp - ACAFE 

Regina Zandomênico - ESTÁCIO

25 de Setembro de 2020