Adjori/SC destaca força dos jornais do interior na Alesc
Presidente da entidade, José Roberto Deschamps, ocupou a tribuna nesta terça-feira (17)

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (17), para expor sobre a importância e a força dos jornais impressos do interior do estado. A associação tem 38 anos de atuação e congrega 109 jornais, além de dezenas de portais de notícias.

"Senhores e Senhoras, tenho certeza que a maioria dos parlamentares conhece muito bem o interior do nosso estado, já conviveu ou convive com a mídia regional, presente no dia a dia das pessoas e da comunidade", afirmou Deschamps logo na abertura do seu discurso.

Ele destacou ainda os números que mostram a presença da mídia regional em todas as regiões do estado. "Estamos presentes em praticamente todos os municípios catarinenses. São 220 mil exemplares, com mais de 1,5 milhão de leitores. Temos um portal de notícias, o RCN On-line, com mais de 500 mil visitantes únicos e 1,3 milhão de páginas vistas", expôs o dirigente.

Deschamps disse que, apesar da crise que atinge a imprensa, os jornais do interior se mantêm fortes, por conhecerem profundamente a realidade de suas comunidades. Ressaltou que esses veículos têm produção de conteúdo próprio, sem depender do que é pautado nos grandes centros. Além disso, os jornais da Adjori/SC fizeram a transição para a internet, o que só aumentou a credibilidade e abrangência dos periódicos.

 

 

 

"Entregamos aos leitores informações de seu universo local e regional", enfatizou o presidente, acrescentando que ainda há e haverá por longo tempo vida para o jornal impresso no interior. "Uma grande distância nos separa da chamada grande imprensa. Somos nós quem pautamos o dia a dia dos municípios e das pessoas que lá vivem."

Em seu discurso, Deschamps lembrou do Prêmio Adjori de Jornalismo que chegou à sua vigésima edição consagrado como um dos mais importantes concursos jornalísticos do país. "Além de motivar, vem trazendo, nestes 20 anos, uma contribuição significativa na melhora da qualidade editorial e gráfica dos jornais. A premiação faz o reconhecimento do melhores do ano envolvendo diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação".

Ele destacou a união com a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC), numa parceria que congrega 130 jornais catarinenses, com o compartilhamento de conteúdo na coluna "Pelo Estado", além de matérias jornalísticas de conteúdo relevante para as comunidades. "Além do nosso diferencial, por que é a mídia Regional que chega e que tem presença quase que exclusiva no interior, somos nós quem pautamos o dia a dia dos municípios e das pessoas que lá vivem".

Deschamps ressaltou ainda que o jornal do interior tem produção de conteúdo próprio, não é pautado pelas grandes capitais, entregamos a nossos leitores as informações de seu universo local ou regional, e, no máximo, estadual.

Já a transição para o meio digital, na opinião do dirigente, é realidade para a maior parte dos veículos de comunicação da Adjori, outros ainda estão construindo suas plataformas digitais. Dessa forma, os jornais do interior continuam crescendo em credibilidade e abrangência.

 
O que disseram os deputados

Foto: Murici Balbinot/

"O que seria dos catarinenses sem os jornais do interior? São mais de 100 jornais distribuídos por Santa Catarina. Olhem o que isso representa para todos nós. Cada uma das nossas casas, cada um dos nossos estabelecimentos comerciais aguardam o jornal diário ou semana, para que estejamos bem informados sobre o que realmente acontece no interior de Santa Catrina"

Deputado Nilso Berlanda (PL) (autor do requerimento que possibilitou à Adjori ocupar a tribuna da Alesc e também autor das homenagens ao jornal A Semana e ao CDL, ambos de Curitibanos.

 

 

 

"Todos são testemunhas do trabalho que a chamada imprensa convencional desempenha no estado. Aqueles que acreditam que apenas as mídias sociais vão resolver a comunicação, certamente haverão de se convencer do contrário. As mídias sociais complementam e todas são importantes, por isso a Alesc valoriza o trabalho dos jornais do interior de Santa Catarina e os prestigia".

Deputado e presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD)

 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"A presença do presidente da Adjori/SC na tribuna da Alesc é um momento importante de fortalecimento dos jornais impressos do interior. São jornais de qualidade, como o Testo Notícias, de Pomerode; Correio Lageando, de Lages; Jornal Metas, de Gaspar; a Semana, de Curitibanos, e tantos outros que fazem um jornalismo de excelência, trazendo a realidade local. Fiquei muito feliz em ter participado do Prêmio Adjori e ver os nossos jornais vivos, recebendo prêmios pela qualidade do trabalho que entregam ao seu público leitor. Estamos aqui para ajudar a manter essa qualidade e, se isso é realmente possível, aumentá-la ainda mais".

Deputado Ivan Naatz (PV)

 

 

Foto: Murici Balbinot/

"Muitas vezes foi lançada a sentença de morte dos jornais e, em especial, os do interior. A sua presença aqui, Beto, nos faz lembrar que ainda haverá muita coisa pela frente em parceria com a tecnologia. Há 500 anos se dizia que a grande riqueza de uma nação era o ouro; há 50 anos a informação; hoje, dizem os especialistas, a grande riqueza é o relacionamento. Os jornais do interior fazem essa transição muito bem, pois estão perto do povo e da notícia local".

Deputado Ismael dos Santos (PSD)

 

 

 

 

 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"Os jornais regionais têm um vínculo muito forte com cada uma das realidades que se encontra no interior do nosso estado, com muita informação e credibilidade. Pregou-se, por muito tempo, que o jornal impresso estava com os dias contados, ao contrário, continua sendo uma grande fonte de informação local e regional e nunca vai sair de moda".

Deputado Valdir Cobalchini (MDB)

 

 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"Os jornais do interior vão continuar muito vivos, principalmente aqueles que têm comprometimento com a cidade onde vive. As pessoas querem se ver nele. A notícia tem que circular por lá e um jornal é o grande indutor do estímulo para o povo das pequenas cidades".

Deputado Milton Hobus (PSD)


 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"Essa é uma homenagem ao fortalecimento da mídia convencional, que faz com que as pequenas cidades do interior de Santa Catarina possam, por meio do trabalho de vocês, se verem através das páginas dos jornais da sua cidade, a história, a força do trabalho e o orgulho de fazer com que uma cidade cresça e se desenvolva. Torço para que a Adjori/SC continue fortalecida e pessoas como você, Deschamps, se dedique para que a entidade se fortaleça cada vez mais. Parabéns a você, que larga a sua empresa, para cuidar de mais de 100, que são hoje associadas à Adjori/SC".

Deputado Laércio Schuster (PSB)

 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"Parabenizo o Beto, agora presidente da Adjori/SC, e a todos os integrantes da entidade pelo trabalho que fazem por toda a Santa Catarina, informando e formando opinião sobre o estilo de vida em cada cidade, em especial aos jornais do Médio do Vale do Itajaí. Ao Jornal Metas, de Gaspar, que faz um trabalho fantástico. Quero me colocar à disposição para o ser um parceiro, o interlocutor junto à Alesc e junto ao governo do estado".

Deputado Ricardo Alba (PSL)

 

 

Fotos: Murici Balbinot/

"Como jornalista não poderia deixar de parabenizar a Adjori/SC. Quando surgiu a televisão diziam que o rádio ia acabar e o rádio não acabou até hoje. Quando surgiu o computador e os tabletes disseram que os jornais impressos acabariam, talvez acabem as grandes forças que não sabem a importância da regionalização, mas os jornais da Adjori/SC tem o cheiro das pessoas que vivem em cada uma das cidades. Com essa regionalização, os jornais impressos irão sobreviver por muitos anos".

 

 

Da esquerda para direita: José Roberto Deschamps (Adjori),Deputado Berlanda, Hélio Westphal e Jandival Ross (CDL Curitibanos) / Foto: Murici Balbinot

 

 

Da esquerda para direita: Hélio Westphal, deputado Berlanda, José Roberto Deschamps (Adjori), deputado Ivan Naatz e Jandival Ross (CDL Curitibanos) / Foto: Murici Balbinot/


A entrega das moções do CDL e Jornal A Semana:Deschamps (Adjori), Jandidal Ross (CDL Curitibanos), Deputado Berlanda, Hélio Westphal e Márcio (assessor do deputado Berlanda)


O sócio-proprietário do Jornal A Semana, Hélio Westphal (à direita), recebe a moção de aplausos proposta pelo deputado Nilso Berlanda. Foto: Murici Balbinot/

19 de Setembro de 2019

RCN Impressa
Grupo de 50 jornais associados publica semanalmente uma página especial de notícias estaduais
Universidade Corporativa Adjori
A Adjori/SC possui uma parceria com a Unisul para promover cursos, seminários e oficinas
Congressos
A Adjori/SC preza pela união, articulação e formação dos associados. Para isso, conta com uma série de eventos