Utilidade Pública Estadual

 O trabalho de mais de três décadas da Adjori/SC em defesa do fortalecimento da imprensa local catarinense e em prol do interesse coletivo, como a promoção da cultura, da educação e da cidadania, teve a sua máxima consagração em 2013. Em 14 de novembro, o governador em exercício, Joares Ponticelli, sancionou a lei que reconhece a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC como Entidade de Utilidade Pública Estadual. O ato de assinatura, no Centro Administrativo, foi acompanhado por cerca de trinta jornais filiados à Adjori/SC, vindos de diferentes regiões do Estado.

Em seu pronunciamento, o governador em exercício destacou que “tanto a Assembleia Legislativa, que aprovou o projeto em tempo recorde, quanto o Executivo, que agora sanciona essa lei, demonstram o quanto o poder público catarinense reconhece e respeita esse grande parceiro que é a imprensa”.
Ao elogiar o esforço da Adjori em relação à profissionalização da imprensa do interior de Santa Catarina, Ponticelli disse que essa lei terá grande impacto e repercussão na história da Associação e de seus filiados, ampliando ainda mais as possibilidades de avanços da imprensa catarinense, que já é destaque em termos nacionais.

Pacto Federativo - Ponticelli aproveitou a oportunidade para pedir o envolvimento da imprensa numa pauta que considera fundamental: a construção de um novo Pacto Federativo. “Os estados e os municípios já não suportam mais arcar com tantas responsabilidades com a concentração do dinheiro nas mãos do poder central”, desabafou. Disse que a imprensa que fala diretamente com o cidadão pode fazer com que a própria sociedade coloque isso em pauta já nas eleições de 2014.

Homenagem – Na oportunidade, a Adjori/SC entregou uma placa de homenagem ao governador interino, Joares Ponticelli, não apenas por sancionar a lei, mas por ter sido ele, como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, o proponente e grande apoiador da iniciativa de declarar a Adjori/SC Entidade de Utilidade Pública Estadual.
“Este é um momento de grande importância para a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina. A declaração de Utilidade Pública Estadual reconhece o trabalho de mais de três décadas da Adjori/SC em defesa do fortalecimento da imprensa local catarinense e em prol do interesse coletivo, como a promoção da cultura, da educação e da cidadania”, destacou o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi.

Presenças - O ato foi prestigiado pelo secretário de Estado da Comunicação, Nelson Santiago, pelos deputados Ismael dos Santos, Darci de Matos, Jean Kuhlmann, Jorge Teixeira, pelo secretário de Comunicação da Alesc, Deca May, e pelo assessor de imprensa, Julio Cancelier, além de profissionais de imprensa da Capital e do interior.
 

Revista da Adjori/SC
Para marcar seu Jubileu de Prata, em outubro de 2006, a Adjori/SC lançou uma revista-documento, registrando a evolução da imprensa...
Projetos Culturais
Com mais de 200 páginas, o livro Origens da Imprensa em Municípios Catarinenses traduz o esforço para resgatar o nascimento...
Presente em todo o Estado
Os jornais associados cobrem o Estado todo