Adjori/SC participa de homenagem ao Dia da Imprensa Catarinense
Entidade foi representada pelo vice-presidente Valmoci Jesus de Souza, em Laguna

Na manhã desta terça-feira (30), a convite da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), por meio do seu presidente Ademir Arnon, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), foi representada pelo vice-presidente Valmoci de Souza nas homenagens prestadas aos 188 anos da Imprensa Catarinense comemorado no último dia 28 de julho junto à Praça Jerônimo Coelho, em Laguna.

A recepção harmoniosa aos convidados foi feita pela Banda Sociedade Musical União dos Artistas, hoje com 159 anos de atividades, do prefeito Mauro Candemil e do diretor regional da ACI região sul, Mario Carneiro.

As homenagens, que acontecem anualmente, contou com presença do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes, autoridades locais, representantes de lojas Maçônicas da cidade e moradores.

Após vários discursos e homenagens, foi assinado um termo de intenções de um concurso de redação sobre a vida de Jerônimo Coelho e a colocação de cordelha de flores junto ao busto na praça que leva o seu nome.

Após passagem pelo Centro Histórico, os convidados realizaram uma visita às instalações do colégio estadual Jerônimo Coelho, construído em 1920, que está sendo restaurado para futura instalação de um colégio militar. Em seguida, foi servido um almoço de confraternização em um clube da cidade.

Jerônimo Coelho pai da Imprensa Catarinense

Jerônimo Coelho, natural de Laguna, engenheiro, jornalista e militar, em 28 de julho de 1831 idealizou e lançou o primeiro periódico semanal intitulado O Catharinense que ainda conta com alguns exemplares existentes na Fundação Biblioteca Nacional (no Rio de Janeiro) e na Biblioteca Pública de Santa Catarina. O maquinário usado para imprimi-los está no Museu Anita Garibaldi, em Laguna.


Em 1832 Jerônimo Coelho lançou um segundo jornal: O Expositor, por isso é considerado o pai da imprensa catarinense.

31 de Julho de 2019

Universidade Corporativa Adjori
A Adjori/SC possui uma parceria com a Unisul para promover cursos, seminários e oficinas
Congressos
A Adjori/SC preza pela união, articulação e formação dos associados. Para isso, conta com uma série de eventos
Revista da Adjori/SC
Todos os anos a Adjori/SC publica uma revista especial sobre um tema relevante da sociedade catarinense