História
Ao longo de três décadas de atuação, a Adjori/SC vem empreendendo inúmeras ações voltadas ao fortalecimento, à capacitação e ao aprimoramento dos jornais associados

 

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC foi fundada em 24 de outubro de 1981, em Assembleia Geral realizada no Marambaia Cassino Hotel, na cidade de Balneário Camboriú.

Disposta a imprimir uma nova dimensão à mídia impressa do interior catarinense, a Adjori/SC sempre pautou sua atuação na busca pelo fortalecimento de seus associados, empreendendo iniciativas pioneiras em direção a maior credibilidade, valorização e respeito aos jornais locais, tornando-se a mais estruturada e mais atuante entidade do gênero no Brasil.

Iniciativas - Além dos congressos estaduais realizados anualmente, com extensa pauta técnica, a Adjori/SC já promoveu perto de uma centena de seminários de capacitação, com vistas à formação, troca de experiência e ao desenvolvimento profissional dos associados. Com o Sebrae-SC e com instituições de ensino superior públicas e privadas, incluindo-se aí a Escola Superior de Propaganda e Marketing, a Adjori/SC desencadeou e mantém em pauta projetos de atualização profissional em diversas regiões do Estado. 

Premiação - Visando estimular o aprimoramento dos jornais associados, a Adjori/SC criou, em 1999, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Pena de Ouro, já consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país. A premiação distingue, anualmente, os melhores trabalhos nas categorias Jornalismo, Publicidade, Site e Área Acadêmica. Disputadíssima, a premiação representa uma grande conquista para os vencedores, aplaudidos em noite de gala prestigiada por inúmeras autoridades.


Portal Desde 2003, está no ar o portal de notícias da Adjori/SC (www.adjorisc.com.br) que traz as versões on-line de jornais associados, responsáveis pelo vasto material noticioso sobre as comunidades catarinenses de todas as regiões do Estado. Mais de oito mil notícias são incorporadas mensalmente ao portal, cuja visitação, este ano, está na casa de 1,5 milhão de páginas vistas por mês.

Hoje - Adjori/SC possui atualmente cerca de 170 publicações associadas. Com tiragem média de 3,2 mil exemplares, os jornais locais filiados à Adjori/SC se aproximam da marca de 600 mil exemplares circulando em praticamente todos os 295 municípios de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis. Juntos, somam cerca de três milhões de leitores no Estado, considerando-se a média de cinco leitores por exemplar.

 

PRESIDENTES

José Paschoal Baggio - Correio Lageano - Lages - 1981/1984

Darcy Schultz - O Celeiro – Chapecó - 1984/1985

Sílvio Rangel de Figueiredo - Gazeta do Vale – Gaspar - 1985/1989

Darcy Schultz - Tribuna do Oeste – Palmitos – 1989/1995

Miguel Ângelo Gobbi - Folha do Oeste - São Miguel do Oeste - 1995/2007, reeleito para gestão 2007-2009 e subsequentes.

 

 

Revista da Adjori/SC
Para marcar seu Jubileu de Prata, em outubro de 2006, a Adjori/SC lançou uma revista-documento, registrando a evolução da imprensa...
Projetos Culturais
Com mais de 200 páginas, o livro Origens da Imprensa em Municípios Catarinenses traduz o esforço para resgatar o nascimento...
Presente em todo o Estado
Os jornais associados cobrem o Estado todo