Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira

Consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e entre os maiores do país, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo é a mais eficiente ferramenta de estímulo ao aprimoramento dos jornais associados. Em 16 anos de premiação, foram analisados mais de 3.800 trabalhos, nas categorias Jornalismo, Publicidade, Site e Área Acadêmica. A seleção dos melhores do ano envolve diferentes comissões julgadoras, integrada por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, e resultaram na entrega de mais de 300  troféus.

História - Criado em 1999, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo completou sua primeira década de existência cumprindo à risca seu principal objetivo: estimular a produção jornalística e o aprimoramento gráfico e editorial dos jornais associados e, por conseguinte, da mídia impressa local catarinense. Dintinguindo e homenageando, em sua primeira edição, as melhores reportagens sobre dois eventos relevantes, promovidos em Joinville (a 61ª Edição da Festa das Flores e a 5ª Prolar), o concurso foi encorpando, ano a ano. Novas categorias foram sendo introduzidas e um número maior de jornais associados passou a disputar premiação.

Na quarta edição do Prêmio, em 2003, 24 publicações inscreveram um total de 120 trabalhos, distribuídos nas categorias Reportagem Livre, Reportagem Pautada, Editorial, Charge, Fotografia, Design gráfico e Anúncio publicitário. A quinta edição trouxe importantes novidades. Ampliou-se a categoria da Publicidade & Propaganda, premiando anúncios e campanhas veiculadas nos jornais do interior. No Jornalismo, foi introduzida premiação para Projeto especial e abriu-se uma janela para a Área acadêmica, elegendo os melhores trabalhos focados em jornais locais ou jornalismo interiorano. A mais vistosa das inovações desse ano foi a criação do Troféu Pena de Ouro, conferido ao melhor do Jornalismo (considerando-se a soma das notas obtidas em todas as categorias da área) e ao melhor da Publicidade, com igual critério.

Com a introdução da categoria site, em 2006, o prêmio impulsionou a utilização da ferramenta disponibilizada pela Adjori/SC a todos os seus associados. Na 9ª edição, em 2008, para dar ainda mais peso à entrada do jornais no universo virtual, o Prêmio passou a considerar a nota obtida no site para composição da média do Pena de Ouro do Jornalismo.

Na edição de 2010, a 11ª do Prêmio, um novo quesito – Colunismo - incorporado à área do Jornalismo, amplia o leque para a escolha do melhor jornal do ano. Para chegar ao pódio, o vencedor precisa obter boa pontuação em oito categorias referentes à produção jornalística, além de boa performance no site. Foram mantidas as quatro categorias para premiação na Publicidade & Propaganda e a livre inscrição de monografias, dissertação, projetos de pequisa sobre jornais ou Jornalismo do interior na Área Acadêmica.

Na edição de 2014, foi introduzido um novo quesito para definir os melhores do ano no Jornalismo: o Conjunto da Obra. Pelo novo regulamento, o jornal inscrito deve encaminhar a julgmento três edições de diferentes datas escolhidas pela coordenação do Prêmio.

Troféu Luiz Henrique da Silveira - A partir da edição 2015, o Prêmio Adjori de Jornalismo passou a ser assinado Troféu Luiz Henrique da Silveira, em homenagem ao senador e ex-governador de Santa Catarina (falecido em maio desse mesmo ano), por seu decisivo apoio à imprensa do interior do Estado, durante seus dois mandatos à frente do Executivo estadual . A edição 2016 unificou os grupos 1 (diários, bi e trissemanais) ao grupo 2 (semanais e outras periodicidades). 

Credibilidade e prestígio - Ao longo dessa mais de uma década de edições, prestigiaram a solenidade de entrega de troféus governador e vice-governador do estado de Santa Catarina, senadores, presidente da Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federais, prefeitos, reitores e outras personalidades ilustres do universo acadêmico, artístico e cultural, secretários de Estado, secretários regionais, presidentes de entidades congêneres, lideranças do meio publicitário, coordenadores de comunicação de governos e empresas.

Dada a abrangência da premiação, o número de jornais participantes e peças inscritas, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Luiz Henrique da Silveira já se consagrou como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e figura entre os maiores do País, citado inclusive no Guia Brasileiro de Prêmios Jornalísticos e Literários.

 

Edição 2017

Confira o regulamento do 18º Prêmio Adjori SC de Jornalismo

 

Edição 2016

Os vencedores do Pena de Ouro, Prata e Bronze do 17º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

  

Edição 2015 - 16º Prêmio

Confira os jornais que ficaram no topo do ranking do Jornalismo

 

Edição 2014 - 15º Prêmio 

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo


Edição 2013 - 14º Prêmio

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo

 

Edição 2012 - 13º Prêmio

Vencedores

Finalistas

Top Ten do Jornalismo

 

 Edição 2011 - 12º Prêmio 

Vencedores/Melhores do Ano

Vencedores por categorias

Finalistas

Top Ten do Jornalismo
 

Revista da Adjori/SC
Para marcar seu Jubileu de Prata, em outubro de 2006, a Adjori/SC lançou uma revista-documento, registrando a evolução da imprensa...
Projetos Culturais
Com mais de 200 páginas, o livro Origens da Imprensa em Municípios Catarinenses traduz o esforço para resgatar o nascimento...
Presente em todo o Estado
Os jornais associados cobrem o Estado todo